:. Luxo, o que é e de onde veio? .:

 

Na tentativa de entender estas questões, usei como base duas entrevistas, uma da revista TopView com o Professor francês Jean Casterède, pioneiro no estudo de Luxo e Marie Moock, MBA no assunto.

 

O que é:

A palavra tem origem do Latim, e mesmo sem ter exatamente o mesmo significado, três palavras permitem uma aproximação: Lux de Luz, Luxuria de luxuria e Luxus como algo que é indispensável ou em excesso.

No dicionário, luxo significa ostentação, gala, pompa.

Na pratica não é tão facil definir, algumas pessoas consideram luxo objetos raros e caros, outras o que é elegante, exclusivo ou desnecessário, ou até mesmo o que é tradicional, para Castarède, o dinheiro não pode ser ignorado porém não é o único e indispensavel componente, pois para algumas o luxo é barato. Jean completa dizendo que luxo é um mix de um ambiente e uma vida tranquila e agradável, elegante, refinada, sofisticada e que depende das circunstâncias do ambiente e das pessoas ao redor, e pode ser também uma escrita, um esforço próprio, uma performance esportiva ou até mesmo um trabalho.

 

De onde veio:

Ao contrário do que muitos pensam, o luxo não tem origem francesa, ele nasceu na Suméria, região das Babilônia onde foi construída a primeira mansão de luxo e se estendeu até o Egito com o culto aos antigos perfumes. Foi esquecido na idade média, porque todas as energias estavam concentradas nas cruzadas e construções de catedrais. Na renascença, o luxo voltou com muita extravagancia em todas áreas: perfumes, jóias, gastronomia, arquitetura e tudo isso sob o comando do rei Francês Luis XVI, que se auto denominava Rei Sol, que para desfrutar de todo esse requinte longe dos olhos da população, mudou a sede do governo francês do Louvre para o Palacio de Versalhes, onde usou e abusou de todo luxo possível para um rei.

Published in: on maio 11, 2009 at 8:38 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://luxepur.wordpress.com/2009/05/11/luxo-o-que-e-e-de-onde-veio/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: